quarta-feira, 30 de abril de 2008

Fotografia Premiada.

Seu Estrelo por Cláudio de Sousa Reis.

3° Lugar no Prêmio Brasília Céu Aberto.
A foto será exposta em 22 países.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Os Visitantes

Piaba de Ouro na casinha.
Muita chuva, sambada e rima
!

A sede do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, a casinha, é sempre bem visitada. Além das figuras que sempre aparecem durante os ensaios, o grupo já teve o prazer de receber Mestre Salustiano, Mestre Eli, Petit Mamady Keita, Mestre Grimário e seu Cavalo Marinho, Mestre Walter e Dona Marivalda com o Maracatu Estrela Brilhante de Recife, Dona Elizene e o Cacuriá Filha Herdeira, Chico Simões, Rogério do Maracatu Igarassu, Coco Raízes de Arcoverde...
Nesse último final de semana, a galera do Maracatu Piaba de Ouro de Pernambuco nos honrou mais uma vez com sua visita. Entre versos e rimas o samba foi feito!

É sempre muito divertido e prazeroso receber pessoas, mestres e grupos. Trocas esssenciais!

O Mito

A história inventada para o cerrado foi criada e amarrada pelo capitão do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Dividido em 4 partes - De como surgiu a noite ou o dia em que a mata cantou Laiá, Nascimento do Calango Voador, A Mata e a Máquina comedora de homens, As Criaturas - o mito traz figuras imaginárias que compõe a nossa mata.
Na primeira parte, surgem as primeiras criaturas: Laiá, Caliandra, Gavião e a noite.
O Calango Voador é protagonista da história e da segunda parte. Brasília, a cidade de concreto, surge no terceiro no capítulo. Na quarta parte, continua a chegar seres fantásticos e elementos do cerrado.

"Foi assim, de amor e desamor, de temor e destemor, que surgiu o Calango Voador, reverenciado rebento, filho da Terra e do Sol, afilhado do Ar, lendária criatura, mito dos ritos de cá."





(Clique na imagem)



O Blog!

Um grupo do mato! Uma perfeita definição para Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Era assim que nos sentíamos sempre que alguém perguntava se existia algum site ou divulgação virtual do grupo. Decidimos, então, criar um blog para compartilhar idéias, histórias e acontecimentos.

Com o blog, divulgaremos agenda do grupo, imagens, músicas, pedaços dos ensaios e apresentações, referências e questionamentos sobre a cultura popular. Também traremos informações sobre o Festival Brasília de Cultura Popular e histórias dos grupos convidados.

As histórias do Cerrado serão contadas também, por meio do Mito do Calango Voador. O surgimento da mata, o nascimento de seus personagens, a chegada da cidade serão aqui postados.



Postar, trocar idéias e comentários. Saímos do mato e convidamos todo mundo pra uma sambada com a gente.