quinta-feira, 26 de agosto de 2010

OFICINAS DO VI FESTIVAL BRASÍLIA DE CULTURA POPULAR




Cavalo Marinho Boi Pintado (PE)
Dias: 8 a 10 de setembro
Hora: 9h às 12h
O Cavalo Marinho é uma brincadeira popular que integra dança, música e dramatização. Por meio de sua trama, fala com poesia e ironia do cotidiano dos brincantes. O Cavalo Marinho Boi Pintado de Mestre Grimário foi fundado em 1993 com ajuda do saudoso Mestre Salustiano, é remanescente do Cavalo Marinho de Mestre Batista e hoje Grimário é o mestre mais novo em atuação dessa tradição e também ministrante desta oficina.

Caboclinho Sete Flexas (PE)
Dias: 8 a 10 de setembro
Hora: 9h às 12h
Dança dramática na origem ou representação dos primórdios da colonização Lusa, o Caboclinho é dos folguedos mais antigos que existe no Brasil. O Caboclinho 7 flexas é considerado o Caboclinho mais tradicional de Recife, principalmente pela forte marcação dos trupés (pisadas dadas com força marcando o ritmo das evoluções). Paulinho, um dos maiores dançarinos da tradição, nos conta que é assim que os índios se comunicam.

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF)
Dias: 8 e 9 de setembro
Hora: 19h às 22h
Nascido em 2004, o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro decidiu inventar um brinquedo para Brasília. Foi criado um mito repleto de figuras e elementos do Cerrado, o Mito do Calango Voador. Para dar vida às figuras dessa história, criou-se uma pulsada que pudesse trazer à brincadeira um ritmo próprio, nasceu o Samba Pisado. Da mistura desse novo samba com o teatro de quintal, Seu Estrelo traz um novo circo de rua, unindo o terreiro e o picadeiro numa singular e moderna brincadeira que povoa com novos seres o incrível imaginário popular brasileiro.

LOCAL: COMPLEXO CULTURAL DA FUNARTE

Inscrições gratuita!
Vagas limitadas. 

Solicite sua ficha pelo e-mail: brasiliabrincante@gmail.com

Nenhum comentário: