quinta-feira, 21 de junho de 2012

Seu Estrelo e seu Teatro de Terreiro

Crédito: Cláudio Chinaski

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro estreia o espetáculo
O Alado, a Tristeza e o Espantoso Rio que Bebe Nuvens e Mija Mar

A Roda de Seu Estrelo que conta o mito do Calango Voador é mais um espetáculo que compõe o Teatro de Terreiro brasileiro. Expressão esta criada por Mestre Salustiano para descrever a arte, o teatro feito, praticado e renovado dentro dos terreiros e casas de mestres populares, que com suas inovações, técnicas, conceitos e inspirações mantiveram vivos o teatro popular. Mestres populares brasileiros que por seus gênios criativos, comparamos e os colocamos no mesmo patamar dos maiores gênios do teatro mundial.

Um teatro criado da mestiçagem, da mistura que começa e tem seu ponto de partida aqui no Brasil. Feito por um novo povo, que já não era mais europeu, nem africano, nem indígena. Verdadeiros NINGUÉNS (denominação dada por Darcy Ribeiro a esta gente), resultado do intercruzamento de antiguíssimas heranças culturais ibero-negra-indigena, mas nascidos com a necessidade de criar novas e próprias raízes. Por isso um novo povo carregado de uma profunda fúria criativa gerada pelo sofrimento das adversidades vividas e pelo encontro da mais completa diversidade.

Em montagem desde janeiro,  com patrocinio do FAC - Secult  DF, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro estreia no dia do aniversário a sua nova Roda. Mais uma vez o grupo traz o Calango Voador e a saga dos personagens do cerrado. A Terceira Roda ou o Alado, a Tristeza e o Espantoso Rio que Bebe Nuvens e Mija Mar é o resultado de seu teatro terreiro, feito em seu quintal, com os ensinamentos de seus mestres e a fúria criativa da cultura popular.

Dia: 30/06, sábado
Hora: 21h - Estreia da Roda
23h - Karynna Spinelli (PE)
Local: Ponto de Cultura Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Classificação Livre
Entrada Franca

Nenhum comentário: