quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mestre Zé do Pife e as Juvelinas (DF) vão fazer todo mundo dançar no VIII Festival Brasília de Cultura Popular

-->

Foi Mestre Zé do Pife, um Pernambucano de São José do Egito, com- positor, tocador e fabricante de pife (flauta de bambú) há mais de 50 anos, que formou a banda “Mestre Zé do Pife e as Juvelinas”. Agregando nove mulheres que conheceu em suas andanças pela Capital Federal, batizou-as de “Juveli- nas”.

As jovens passaram a acompanhá-lo em 2007 como aprendizes e toca- doras de uma banda de pife que se diferencia, pois une à tradição trazida por seu Zé, as vivências pessoais dessas meninas na música e na arte.
Assim sendo, a formação da banda inclui diversas vozes, um pífano prin- cipal tocado pelo Mestre, quatro pífanos auxiliares, caixa, pratos, triângulo, contra-surdo e zabumba, entre outras percussões. Além de intervenções com instrumentos melódicos como sanfona, rabeca e violão. Tocamos frevo, baião, xote, ciranda, coco, entre outros ritmos.
No Projeto Circulô de Pife, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas apresen- tam um novo espetáculo com músicas acompanhadas de danças e brincadeiras tradicionais, com bonecos e poesias de cordel, ambientando no cenário e em todas as cenas a nossa mistura brasileira, onde a cultura nordestina se encontra com o cerrado brasiliense!

Mestre Zé do Pife e as Juvelinas no
VIII Festival Brasília de Cultura Popular
Data: 01 de Dezembro de 2012 (Sábado)
Local: Gramado da Funarte
Hora: 22h
Entrada com doação de 1kg de alimento não perecível

Nenhum comentário: